quinta-feira, outubro 06, 2011

Meme Literário de Um Mês: Dia 6

Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros?
 (Conte como foi.)


Minha família sempre foi de leitores- alguns mais outros menos, mas todos costumam ler (se bem que eu devo ter algum primo 'ovelha-negra' que passa longe dos livros, rs). Presente de Natal mais 'comum' , tirando os brinquedos? Livros.

Quanto a mim, particularmente, devo ‘culpar’ os meus avós maternos. Eu morei com eles dos meus 7 anos (apesar de quê, mesmo antes disso, eu morava perto e vivia lá) até eu entrar para a faculdade ( e mudar de cidade) e sempre tivemos uma casa cheia de livros. Eles eram europeus e em casa tínhamos livros não só em português, mas também em inglês, francês e, principalmente em alemão.


Olhando pra trás, eu ainda admiro (e agradeço) o fato de que eles não tinham preconceito em relação a  nenhum gênero. Na estante sempre teve lugar para Agatha Christie ( me lembro até hoje quando chegou em casa- do Círculo do Livro- Depois do Funeral. Fiquei impressionadíssima com aquela capa com o túmulo cheio de buracos de balas. Eu tinha uns 8 anos) , Sidney Sheldon ou Thomas Mann, passando pelos filósofos gregos e Jorge Amado. Minha avó costumava dizer que o importante era ler, conhecer de tudo e depois, por si só, formar a sua ‘própria’ opinião.

Nenhum livro era proibido.

Claro que também tinha espaço na estante para a Coleção Vaga-Lume. Os Karas, Coleção Cachorrinho Samba... Sem contar as 'minha primeira enciclopédias' da vida, Manual do Escoteriro Mirim, O Grande Livro das Fabulas Maravilhosas... ah, e a coleção Disney que vinha com umas fitas K7? Depois teve a Coleção da Xuxa (Conte Outra vez). Ah, e os dramas adolescentes do Pedro Bandeira? A Marca de uma Lágrima! Clássico!

Quando eu li Feliz Ano Velho, que ganhei da minha mãe, foi tão impactante.

Meus tios me apresentaram a literatura de aventura. Tom Sawyer, Robinson Crusoe, A Ilha do Tesouro...além de livros com temática mais 'política' como Viva Zapata, Acuso!, A Pele, etc.

Tenho ótimas lembranças.

Eu me lembro que eu e os meus primos adorávamos escutar minha avó contando Contos de Fadas- e os contos de fadas originais, não os Disney. Nunca me conformei com o final ‘original’ da Sereiazinha...

E além de sempre comprarmos livros (tinha umas coleções de bestsellers e clássicos que vendiam nas bancas), éramos sócias do Círculo do Livro (isso só os mais velhos devem lembrar. Saudades do Círculo!).

Meus avós já se foram, mas eu sempre vou agradecê-los por esse vício.


O (meu!) meme até agora:


Dia 1- Que livro que você está lendo?
Dia 2- Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?
Dia 3- Você lê resenhas de livros?
Dia 4- Onde você gosta de ler?
Dia 5- Você costuma abandonar a leitura de um livro?


Saiba mais sobre o Meme Literário de Um Mês, no blog Happy Batatinha.

Share |