quinta-feira, outubro 20, 2011

Meme Literário de Um Mês: Dia 20

Dia 20– Você gosta de poesias?






(qual o seu poeta ou poema favorito?)



Não sou uma leitora costumaz de poesia mas eu gosto bastante. Acho que ler, e gostar de uma poesia depende- e muito- do nosso estado de espírito.
O poema Meus 8 anos, de Casemiro de Abreu sempre emociona, assim como o Soneto da Separação, do Vinícius de Moraes e Funeral Blues de WH Auden .
Não tenho um poeta favorito, mas gosto muito de Fernando Pessoa (como ele mesmo) , Vinícius, Drummond, Bandeira, Whitman...



Funeral Blues
He was my North, my South, my East and West,
My working week and my Sunday rest,
My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last for ever: I was wrong.

BLUES FÚNEBRE
Ele era o meu Norte, meu Sul, meu Este e Oeste,
Minha semana de trabalho, meu Domingo de festa
Meu meio-dia, meia-noite, minha conversa, minha canção;
Pensei que o amor ia durar para sempre: foi ilusão.

(Leia o Poema completo)


Meus 8 anos

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem, mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

(Leia Aqui o Poema Completo)

Soneto da Separação



De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente


"Vou-me embora pra Pasárgada. Lá sou amigo do rei. "


O (meu!) meme até agora:
Dia 1- Que livro que você está lendo?
Dia 2- Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?
Dia 3- Você lê resenhas de livros?
Dia 4- Onde você gosta de ler?
Dia 5- Você costuma abandonar a leitura de um livro?
Dia 6- Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros?
Dia 7- Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados?
Dia 8 Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros?
Dia 9 Você costuma ficar com todos os livros que compra?
Dia 10 Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
Dia 11 Cite um livro que fez você rir.
Dia 12 – –Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria?
Dia 13 Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria?
Dia 14 Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido(vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?
Dia 15 Qual é o seu vilão literário favorito?
Dia 16Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando.
Dia 17 Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando.
Dia 18- Você lê livros que não são para sua idade?
Dia 19- Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?





Saiba mais sobre o Meme Literário de Um Mês, no blog Happy Batatinha.

Share |