domingo, outubro 23, 2011

Meme Literário de Um Mês: Dia 23

Dia 23– Você costuma ler e-books?.

(Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que??)









Eu leio ebooks, sim- principalmente alguns antigos romances de banca piratex, além de alguns em inglês que eu comprei. Já li também vários Arcs em formato de ebook. Se o livro não for muito grande eu não tenho problema em ler em EB (não tenho um reader, portanto leio ou no laptop ou no netbook) mas, na minha opinião, nada substitui o livro original, de “carne e osso”.
Eu gosto do cheiro do livro, do jeitão do livro de papel. Gosto de folhear, usar marca-páginas. O livro, como objeto é algo que sempre admirei, que sempre me encantou.

Se eu gostar do EB, eu compro o de papel. Sei que EB é um assunto controverso, principalmente os piratex. Contudo, também não é errado os preços dos livros no Brasil, além das péssimas traduções, suavizações e cortes? Isso sem contar o problema das revisões- muitas editoras parecem se esquecer para que serve esse profissional.



Eu sou uma privilegiada por que sei ler em inglês e tenho condições de comprar livros importados (muitas vezes bem mais baratos que muito nacional), porém, e quem não tem essa sorte? Muita editora reclama da pirataria, das ‘traduções por fãs’ mas então por que lançam as edições nacionais com cortes e séries incompletas e/ou fora da ordem. Até mesmo uma série ‘famosa’ como a Série Mortal, da Nora Roberts não é lançada completa aqui no Brasil.

Já me aconteceu mais de uma vez, eu ler o ebook (em inglês ou uma tradução de fãs), gostar da estória e quando o título foi lançado no Brasil, eu comprei o livro impresso para depois descobrir que a estória tinha sido cortada!

Eu não sou uma consumidora de produtos piratas. Não mesmo. Meus softwares são originais, assim como meus perfumes, meus DVDs, minhas roupas. Sou totalmente contra pirataria, a pirataria de camelô. Acho ridículo alguém comprar no camelô uma blusinha furreca só porque tem um jacarezinho bordado. Não tem dinheiro pra compar Lacoste? Compre uma Hering, compre na C&A! Agora, comprar um produto de péssima qualidade só pra ‘fingir’ que tá de roupa de marca é uó, é brega demais!

Todavia, quando se trata de seriados de TV (que ou não passam aqui ou então passam dublado! E na TV paga!) e livros, eu sou a favor dos downloads e EB’s. Pelo menos até que as empresas brasileiras, as editoras brasileiras comecem a nos respeitar verdadeiramente.




O (meu!) meme até agora:
Dia 1- Que livro que você está lendo?
Dia 2- Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?
Dia 3- Você lê resenhas de livros?
Dia 4- Onde você gosta de ler?
Dia 5- Você costuma abandonar a leitura de um livro?
Dia 6- Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros?
Dia 7- Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados?
Dia 8 Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros?
Dia 9 Você costuma ficar com todos os livros que compra?
Dia 10 Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
Dia 11 Cite um livro que fez você rir.
Dia 12 –Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria?
Dia 13 Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria?
Dia 14 Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido(vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?
Dia 15 Qual é o seu vilão literário favorito?
Dia 16Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando.
Dia 17 Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando.
Dia 18- Você lê livros que não são para sua idade?
Dia 19- Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?
Dia 20 Você gosta de poesias?
Dia 21 Quanto tempo em média você demora para ler um livro?
Dia 22 Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante.
Dia 23 Você costumar ler e-books?






Saiba mais sobre o Meme Literário de Um Mês, no blog Happy Batatinha.

#Post Programado.

Share |